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Clientes novos versus inadimplentes

Será que é possível um cliente inadimplente ser mais vantajoso que um cliente novo?

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Um dos grandes desafios de qualquer empreendedor é conquistar novos clientes.

É muito comum que uma boa parte do foco da empresa esteja voltada para esse propósito, 90% do esforço gasto pela maioria das empresas em redes sociais é para captação de novos clientes, sem contar todas as outras estratégias, on e off line.

Muita energia é gasta para que dados de um maling sejam mapeados até se tornarem seu ICP (Ideal Customer Profile), depois virarem prospects, depois leads e finalmente um cliente.

Será que sua empresa gasta energia proporcional para recuperar clientes inadimplentes?

Os clientes que hoje estão em atraso já foram seu ICP e todos os seus esforços eram para conseguir a atenção dele.

Alguma coisa aconteceu, só que agora as empresas continuam em um relacionamento porém quase indesejado.

A situação de inadimplência pode ser uma boa oportunidade para uma fidelização duradoura e benéfica para ambas as partes.

Para isso é necessário investir energia nesse relacionamento, contudo bem menor do que se precisasse começar do zero.

Como contabilidade, sua empresa tem total capacidade de fazer uma sondagem nos clientes e saber quais precisam e qual o tipo da atenção precisa ser dispendida.

Neste caso sua estrutura de cobrança precisa ser muito eficiente, para que os responsáveis estejam livres para se dedicarem na recuperação dos inadimplentes.

Por exemplo, sua cobrança deve ser automatizada de forma que, na rotina mensal, isso não tome tempo de seus colaboradores, pois eles vão precisar focar em reviabilizar os casos mais delicados.

Os clientes atrasados devem ser notificados de maneira personalizada e exclusiva no ponto de vista deles.

Já da sua parte, isso também pode ser feito de maneira automatizada contudo humanizada, através de cartas de cobrança detalhadas, de modo a explicitar que ele é um cliente muito importante para a sua empresa contábil, que existe uma forte intenção de ajudá-lo e mantê-lo, bem como todas as informações necessárias para compreender sua situação, com valores completos e claros e opções atrativas para quitação dos débitos.

A maioria dos casos entra no processo de normalização, quitando os débitos ou entrando em contato para renegociações, pois perceberam através da notificação todos os benefícios em continuar sendo seu cliente.

Àqueles que são apenas desorganizados e já iriam regularizar sua situação, serão fortemente impactados com a demonstração de apreço, revitalizando o vínculo e relembrando alguns dos motivos que os fizeram se tornar clientes originalmente.

Então chega o momento de usar toda a energia economizada com as automações, junto aos casos mais delicados.

Muitas vezes como contadores somos os mais capacitados a mostrar a luz no fim do túnel para esses clientes, afinal de contas muitos de nós ostentamos ao lado do nome da nossa empresa, o título de assessoria ou consultoria contábil.

Ao entender as dores dos nossos clientes e sendo capazes de recuperá-los, mostramos que nossos serviços são mais do que necessários e dessa maneira somos colocados no topo da lista de prioridades deles.

Mas nossa casa precisa estar em ordem para podermos nos dedicarmos a esses casos, por isso uma estrutura de cobrança totalmente automatizada é fundamental.

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E se quiser saber tudo sobre financeiro, cobrança e faturamento para empresas contábeis, nossos artigos abordam esses temas, sempre procurando dar dicas para que sua empresa melhore a eficiência, economize e seja mais produtiva.
Abaixo fizemos uma seleção com esses artigos:










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